domingo, 8 de julho de 2012

De Açailândia - MA a Miranorte - TO


Olá a todos,

Pela manhã eu ativei o alarme da casa sem querer ao sair fora do quarto querendo ver o tempo. Nisso o José aparecer para me cumprimentar. Conversamos brevemente, já que ele tinha plantão no laticínio. Tomei o café junto da Margarete, sua esposa e da Lorraine, sua neta. Abastecei meu camel back de água gelada e saí para ver a feira ao ar livre perto da casa deles e fui ao posto abastecer.

Pegando a estrada, nada de muito extraordinário aconteceu até chegar em Imperatriz, no Maranhão. Fui detido pela polícia rodoviária, apenas para averiguar documentos. Nisso, passa um motociclista numa XRE que já tinha me ultrapassado anteriormente. Fomos nos encontrar novamente em Estreito, local onde abasteci e almocei. Ele chegou no instante em que eu me preparava para partir. Conversamos e ele é de Barreirinhas, Maranhao, e estava indo para resolver um problema pessoal na cidade de Carolina, distante dali a 96 km. Trocamos telefones e ele já me convidou a conhecer Barreirinhas, afirmando que teria lugar para eu ficar.

Depois de atravessar a ponte sobre o Rio Tocantins, continuei por até Araguaína onde parei para descansar em um posto ainda em construção. Sentei e estudava deitar quando chegou o Sr. José, o vigia do posto, um senhor de idade e bem falante. Contou-me sobre sua vida de vendedor de burros no sul da Bahia nos anos 60, protetor de picadas (lotes prestes a serem tomados por grileiros) no Pará e os mais de 24 anos que está em Araguaína. Deixou-me à vontade para dormir por ali. E foi o que eu fiz, 15 minutos reparadores.

Mais à frente, abasteci em Colinas do Tocantins sob um calor escaldante. Parti o mais rápido possível e logo à frente eu parei num posto que havia tomado um café. Pensei em cumprimentar o dono do restaurante que foi muito atencioso comigo. Não o encontrei, mas conheci sua filha, Rosemeire. Ajudei-a com o computador e acabei fazendo uma pausa bem longa. Não achei ruim, ajudar é sempre bom e retribuí o que recebi nessa viagem.

Consultando o Google Maps, pensei em definir por onde vou retornar, para isso tinha que chegar a Miranorte - TO. E já me decidi: voltarei por Bom Jesus da Lapa - BA. Isso acrescentam 328 km à mais, um pulinho.

Antes de chegar a Miranorte, parei na estrada para admirar o lusco fusco e as estrelas. Um céu maravilhoso, apesar das interrupções dos veículos na estrada. Nisso, ouço um barulho vindo do mato em minha direção. Sem saber o que era, subi em cima da moto. Tive medo de ser um lobo ou coisa parecido. O que eu vi era uma sombra branco-amarelada de forma arredondada. A mim pareceu ser um tatu, pois ele chegou até certo ponto e rolou para trás. Demorei a pegar minha lanterna, mas não vi absolutamente nada.

Ao pegar a estrada, observando as estrelas vi uma estrela cadente.

Ao procurar por um hotel, encontrei este: Hotel Líder. Novo, muito acima da média, silencioso e um excelente preço: R$ 60,00 (sem café, ainda). Acertei na sena, era tudo o que pedi a Deus.

Quem sabe não foi a estrela cadente que atendeu esse meu desejo?

Ao final do dia, pilotei por 586 KM e abasteci por 3 vezes.

Abraço a todos.


Marcio


Obs.: Neste dia eu não tirei nenhuma foto.

Nenhum comentário: